NOTÍCIAS
03/01/2014
Trabalhadores da Movimentação de Mercadorias realiza o VII Congresso Nacional
 
Destaque
  Aconteceu na última semana, em Uberlândia – MG, o VII Congresso Nacional dos Trabalhadores da Movimentação de Mercadorias em Geral. O Congresso foi prestigiado por trabalhadores e entidades ligadas à classe de todo Brasil. Mais de 150 líderes e empregados do setor participaram do evento, que contou com palestras de diversas autoridades. O primeiro palestrante foi o Especialista em Previdência, Dr. Hilário Bocchi Júnior, que falou sobre Tempo de Serviço para Trabalhador Avulso e também sobre Desaposentação. Na seqüência foi a vez do Desembargador Dr. Lourival Ferreira dos Santos, que palestrou sobre Relações Intersindicais, Acordo Coletivo, Convenção Coletiva, Dissídio Econômico e Jurídico e Contrato Coletivo segundo a ótica das leis brasileiras e o posicionamento do Judiciário Federal Trabalhista.

A Secretaria de Relações do Trabalho, Dr. Zilma David de Alencar, abordou o assunto: Visão do Ministério do Trabalho sob a Lei 12023/09, que completou um ano no último dia 27 de agosto e dispõe sobre as atividades de movimentação de mercadorias em geral e sobre o trabalho avulso.

O técnico em Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho-Saúde e Segurança do Trabalhador, Júberson dos Santos Melo, não pode comparecer ao evento, mas o assunto entrou na pauta já que o técnico enviou seus auxiliares para abordar o assunto.

E para finalizar o encontro, o Ex-Ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) falou sobre a necessidade nas ações coletivas e na interpretação da Lei 12023/09. “Vocês Movimentadores de Mercadoria precisam unir forças e a união da categoria vai torná-la ainda mais forte. É preciso debater o assunto e um congresso como este serve exatamente a esta finalidade”, comentou o magistrado.

O diretor presidente do Sindicato da Movimentação de Mercadoria de Contagem, Marconi Matarelli Câmpara, elogiou a iniciativa e a equipe organizadora. “É uma grande oportunidade de confraternização da categoria e a troca de idéias. Estamos fazendo um intercambio. Nossa categoria precisa se unir. Aqui um fala de saúde, outro fala de previdência, outro fala de segurança, no final toda a categoria sofre com o mesmo problema. Quer dizer, é muito comum os assuntos para todos nós da Movimentação de Mercadorias aonde quer que esteja no Brasil. Os problemas se relacionam e num debate como este aproveitamos para uniformizar problemas e soluções. Nossas conquistas surgem justamente quando a categoria se une”, enfatiza Marconi.

O presidente da Fetramov, de Minas Gerais, Teovaldo José Aparecido, ressaltou a importância do evento e falou sobre a importância da união da classe trabalhadora. “Temos que unir a categoria e acabar com a supressão patronal, que impões condições desumanas ao trabalhador muitas vezes. O modelo de trabalho com a nossa mediação resgata o direito do trabalhador. Nós, através dos sindicatos da Movimentação e federação, estamos conseguindo fazer cumprir os direitos deste trabalhador”, finaliza.
   
 

SEDE:
Av. Afonso Pena, 1295 - Sala 8 - Centro
CEP: 38400 128 - Tel.: (34) 3210 - 3723
Uberlândia - Minas Gerais

Subsede:
Rua João Patrício Junior, nº 359 - Bairro Paraíso do Bosque
Cidade de São Sebastião do Paraíso/MG - CEP 37950-000
Telefone: (35) 3558-3723 - Setor Administrativo
Telefone: (35) 3558-2274 - Setor de Relações Sindicais
Celular: (35) 9 9866-8834 - WhatsApp

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS SUBSEDES

 

 

Copyright © FetramovMG - Todos os direitos reservados